Página inicial > Notícias > Semestre letivo 2022

Semestre letivo 2022

Publicado: Terça, 08 de Março de 2022, 07h51 | Última atualização em Terça, 08 de Março de 2022, 08h05

Aulas presenciais têm início no Campus Passos

WhatsApp Image 2022 03 07 at 10.02.32 4O IFSULDEMINAS - Campus Passos recebeu, no dia 07 de março, mais de 800 estudantes dos cursos técnicos integrados, subsequentes e superiores. Após quase dois anos de ensino remoto, as boas-vindas aos calouros e veteranos aconteceram durante todo o dia no auditório.

Na ocasião, a direção, os servidores dos setores de ensino e a comissão de Biossegurança passaram algumas orientações iniciais sobre o retorno seguro às aulas e sobre o funcionamento da instituição. A professora de História e Geografia e integrante da comissão de Biossegurança, Mariana Teixeira, reforçou a importância de todos seguirem o protocolo para um retorno presencial seguro. "Temos que pensar que as demonstrações de carinho e afeto deverão ser feitas de outra forma porque estamos em uma pandemia e precisamos respeitar as medidas de segurança".

Em sua fala, o psicólogo Daniel dos Santos Oliveira colocou-se à disposição para o atendimento dos discentes e refletiu sobre o que representam as medidas de segurança na vida em sociedade, destacando que "precisa haver um controle e esforço de todos para que tudo funcione". "Sabemos que está ruim, nós também gostaríamos de estar abraçados, juntos. Mas não podemos, somos obrigados a cumprir as medidas de distanciamento, as regras de biossegurança, pois vivemos uma relação com os outros, somos seres coletivos".

Cada aluno recebeu um kit contendo máscaras, álcool em gel individual e caneca. Ao final da acolhida, os alunos realizaram uma visitaWhatsApp Image 2022 03 07 at 10.02.32 guiada pelos principais ambientes do campus e então retornaram para as respectivas salas.

A estudante do Técnico em Informática, Laura Gomes, contou que está "amando estar de volta ao campus e que tudo está muito bem preparado para esse retorno, com todas as medidas de segurança".

Para a diretora de desenvolvimento educacional, professora Bruna Bordini, o retorno presencial será desafiador e, por isso, o campus conta com o apoio e a dedicação de todos. "Teremos que reaprender a educar de forma presencial, com todos os cuidados necessários, e seremos fundamentais para que os alunos se adaptem à nova rotina de estudos e às medidas de segurança. Estamos há muito tempo planejando e organizando o retorno presencial, na expectativa de que tudo ocorra da melhor forma possível. Gostaria de agradecer a todos por terem se dedicado e se reinventado durante esse difícil percurso"!, finalizou a docente.

A instituição vem se preparando, desde o ano passado, para o retorno seguro. Para isso, entre diversas outras medidas sanitárias e de distanciamento, foram publicados vídeos orientativos, fixados cartazes com os protocolos de segurança por todo o campus, colocadas fitas de isolamento e instalados dispensers de álcool em gel em locais estratégicos.

Confira: