Apoio educacional
Em tempos de atividades virtuais, acompanhamento dos alunos associa mídias sociais com auxílios emergenciais
Desde março, a pandemia do novo coronavírus decretada no mundo obrigou as pessoas a mudarem hábitos e estilos de vida. Foi recomendado o distanciamento social e a população precisou se recolher em casa. Sobretudo os estudantes, que passaram a acompanhar aulas e demais ações on-line.
No IFSULDEMINAS - Campus Passos não foi diferente. Atualmente, a instituição, que conta com mais de 1400 alunos matriculados, oferece, além de diversas atividades on-line, acompanhamentos psicológico e social, auxílio internet, empréstimo de equipamentos, entre outros.
Com o intuito de prestar a melhor assistência possível aos estudantes do campus, a diretoria de ensino realizou duas pesquisas on-line: uma, logo no início das aulas remotas, para avaliar quem tinha acesso à internet; e outra, duas semanas depois, para obter um feedback sobre as atividades realizadas de forma remota e propor melhorias relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem.
Com base nos dados obtidos, estão sendo ofertados, até o momento, 59 auxílios-internet para os estudantes do campus. A iniciativa, proveniente da Reitoria, tem caráter emergencial e contempla alunos de cursos presenciais. Além disso, o campus iniciou o empréstimo de 25 computadores para aqueles estudantes que não possuem o equipamento adequado para acompanhar as aulas e atividades remotas e, havendo necessidade, mais desktops poderão ser disponibilizados.
Os servidores dos setores de Assistência ao Educando e Atendimento Multidisciplinar estão realizando esse levantamento, com a ajuda dos coordenadores de curso e estudantes mediadores. O empréstimo conta também com o apoio do Núcleo de Tecnologia da Informação e do Setor de Almoxarifado e Patrimônio. "Todas as ações que vêm sendo realizadas pelo campus visam apoiar os alunos diante da nova realidade imposta pela pandemia, buscando soluções para cada dificuldade identificada. A intenção é possibilitar que todos os alunos tenham condições adequadas para acompanhar as aulas", ressaltou a diretora de desenvolvimento educacional, Bruna Bordini.
Apoios psicológico e social
Os servidores do setor de Assistência ao Educando (SAE) estão acompanhando os alunos por telefone e e-mail com o intuito de prestarem apoio e tirarem eventuais dúvidas. Eles avaliam, por exemplo, como está a situação familiar e se todos estão conseguindo acompanhar as aulas.
As ações executadas pelo psicólogo Daniel dos Santos Oliveira vão desde atendimentos individuais e orientações a professores até vídeos e lives de apoio emocional nas redes sociais. Nestas publicações, ele aborda temas como “disposição e organização nos estudos” e “ações de melhoria para o dia a dia”.
“O trabalho do psicólogo escolar deve ser feito de forma coletiva o máximo possível e, por isso, optei pela produção de vídeos sobre temas que têm se mostrado importantes no momento, mas também que têm sido demandados pela comunidade acadêmica. A produção desses vídeos e das lives é uma maneira de tratar questões que todos estão de certa forma vivenciando, apesar das particularidades. Tenho recebido feedbacks positivos, o que motiva a produção de novos conteúdos”, destacou Daniel.
Por meio de um celular institucional, a assistente social Denís Jesus da Silva intensificou os contatos com os alunos e responsáveis que necessitam de acompanhamento. Nesses momentos, ela aproveita ainda para esclarecer dúvidas sobre os programas de auxílio estudantil.
"São várias demandas. Alguns comentam que tiveram a renda familiar diminuída, outros estão angustiados e desmotivados, e há também os que estão aproveitando o tempo a mais em casa para conciliar estudos e família. Percebo que seria necessário uma entrevista, um diálogo ou até mesmo uma visita domiciliar para compreender a realidade da família, mas sabemos que o cenário agora é de confinamento e cuidados dobrados com a saúde", salientou a assistente social.
Atendimento Especializado
O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) também está em constante contato com os 14 alunos que são acompanhados pelo órgão. Além disso, os quatro bolsistas de atendimento especializado selecionados por meio de edital divulgado pela Reitoria já iniciaram suas atividades. Coordenados pelo professor de Libras e coordenador do núcleo, Welisson Michael Silva, os profissionais têm a função de identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos de acessibilidade que eliminem barreiras para plena participação dos alunos com necessidades específicas.
A população surda também está sendo lembrada. Pensando nisso, a tradutora e intérprete de Libras e também integrante do NAPNE, Karoline Nascimento, tem postado no seu canal do Youtube e nas redes sociais do campus diversos vídeos traduzidos na Língua Brasileira de Sinais.
Reuniões e mediadores virtuais
Todos os 10 cursos presenciais ofertados pelo campus possuem um servidor responsável pelo acompanhamento e apoio aos alunos, de forma que as tarefas e os atendimentos sejam organizados e agilizados. Constantemente, também são realizadas reuniões on-line da direção, coordenações e setores de ensino com os pais e representantes de turma.
Além disso, atualmente o campus conta com 28 estudantes mediadores selecionados em edital para apoio às atividades remotas. Os bolsistas e voluntários auxiliam os colegas de turma, professores e coordenadores.
A estudante de Ciência da Computação Marisa Vieira Santos foi uma das selecionadas para atuar como mediadora virtual. Segundo ela, os colegas relatam dificuldades como data de entrega de atividades e problemas com organização acadêmica e pessoal. A tarefa, no entanto, tem sido positiva e a ajuda tem sido mútua.
“Por eu ser aluna, a gente compreende as dificuldades, ansiedades, entre outros fatores. A gente consegue se comunicar melhor, lembrando das atividades, ouvindo alguns desabafos e às vezes até desabafando juntos. Por fim, eu acabo sentindo também o lado do professor (já fui monitora presencial em algumas disciplinas) e isso me faz enxergar ambos os lados e até manter um equilíbrios nas duas pontas, mostrando como está difícil para todos e que precisamos ter paciência que logo tudo vai passar”.
Outras ações
Para fechar o cuidado e a atenção que o campus vem propiciando aos estudantes, desde o dia 22 de abril ele tem realizado doações de seus gêneros alimentícios adquiridos por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) aos pais e responsáveis pelos estudantes dos técnicos Integrados e Subsequentes. A ação tem beneficiado cerca de 20 famílias. Cada pessoa tem direito a um kit contendo pão caseiro e quitandas doces.
A avó e responsável pela aluna do Técnico em Informática Helen Cristina Cassimiro, dona Elza Cassimiro, destacou a importância da ação e agradeceu a atitude do IF. "Pra nós tem sido muito útil, pois lá em casa só o meu marido que tem renda, a aposentadoria. Esses alimentos têm sido o nosso café da manhã".
Antes da pandemia do novo coronavírus e da suspensão das aulas presenciais, os alimentos do PNAE eram oferecidos aos estudantes dos cursos técnicos Integrados ao Ensino Médio e do curso Técnico em Enfermagem. A doação dos alimentos do PNAE durante a pandemia segue a Lei nº 13.987, de 7 de abril de 2020, que autoriza, em caráter excepcional, a distribuição dos itens alimentícios durante o período de suspensão das aulas, em razão de situação de emergência ou calamidade pública.
Acompanhe nesta planilha as atividades e ações que estão sendo disponibilizadas para os alunos e confira outras ações do Campus Passos nestes links: doações e estação de higienização.
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